Ou seja, qualquer escola pública...
Tenho refletido em como somos tratados nas escolas.
Partindo do principio de que, vejo a Escola como uma instituição opressora, percebo que ela funciona do seguinte modo :
Na hora da entrada, temos que formar uma fila, seja no sol ou na chuva, e esperar abrirem os portões .
Depois disso, chegando no pátio, temos que formar outra fila, assim somos subdividos em turmas .
Chegando na sala de aula, nos deparamos com alguns professores que fazem com que os alunos sintam medo diante de sua presença, criando ali a democracia do : Eu mando, vocês obedecem .
O intervalo ( 20 min. ) é a hora que nós, os alunos, temos para nos alimentarmos e conversarmos com nossos amigos. Porém, somos vigiados por várias câmaras e pelos inspetores que circulam pelos corredores .
Como se não bastasse, nos não podemos defender um ideal, não podemos ter uma identidade própria. Imagine um aluno falando de liberdade de expressão, com Dreads no cabelo, dentro da sala da diretora ... Isso é surreal, por que para eles, nós devemos seguir em frente de cabeça baixa, somente respondendo o que eles perguntam .
Agora, pensem na fila para entrar, fila para ir pra sala, nos professores que impõem medo, no intervalo vigiado por câmeras e inspetores, nos alunos sem voz ativa...
Essas características tem uma mera semelhança com um presídio, com seus respectivos horários, filas, guardas vigiando, e o banho de sol .
Essas características tem uma mera semelhança com um presídio, com seus respectivos horários, filas, guardas vigiando, e o banho de sol .
Infelizmente, não vai ser fácil romper esse sistema. Mas nós devemos nos instruir para que no futuro possamos fazer a diferença e acabar com isso .
( P.S: Na escola que estudo hoje, a minha atual professora de Geografia, Ana Lúcia, defende uma Ditadura Escolar, tem uma frase que se encaixa no seu pensamento, que diz : " Manda quem pode e obedece quem tem juízo . " E seu Slogan é : " Faca na caveira . "
E apesar de termos pensamentos totalmente diferentes, eu a admiro muito . )
( P.S: Na escola que estudo hoje, a minha atual professora de Geografia, Ana Lúcia, defende uma Ditadura Escolar, tem uma frase que se encaixa no seu pensamento, que diz : " Manda quem pode e obedece quem tem juízo . " E seu Slogan é : " Faca na caveira . "
E apesar de termos pensamentos totalmente diferentes, eu a admiro muito . )
"Faca na caveira" kkk
ResponderExcluirSó ela mesmo rs